Home Office: 8 ideias para um projeto funcional com estilo

A rotina do home office pode apresentar alguns desafios. Por isso, planejar o ambiente é essencial para o rendimento do trabalho. Saiba como realizar esse projeto!

A cada dia que passa, profissionais de diferentes ramos optam por trabalhar em casa. Algumas grandes empresas também têm aberto esse tipo de possibilidade para seus funcionários, que desempenham suas atividades no conforto do durante alguns dias da semana.

Sabemos que esse novo estilo apresenta muitas vantagens, mas há também alguns desafios, como manter a organização e a disciplina sem comprometer o rendimento.

Um projeto eficaz para o home office contribui para o desenvolvimento do trabalho com excelência e de forma aconchegante. Para isso, separamos algumas dicas que vão ajudar na hora do planejamento do espaço:

1) Procure um espaço com ventilação e iluminação naturais

O projeto combina mesas e prateleiras em acabamento amadeirado com gavetas e nichos em tons nudes. Atrás da mesa do computador, fica uma escada, que facilita o acesso às prateleiras e nichos mais altos do móvel.

O primeiro passo é criar um ambiente com atmosfera profissional, sem a informalidade e o aconchego do lar. Utilize cores neutras e, no caso do seu negócio próprio, também é interessante colocar alguns detalhes com as cores do logotipo da empresa.

2) A escolha do local da mesa 

Sua mesa de trabalho deve ficar posicionada em um espaço com luminosidade e que não possua elementos de distração, como uma janela para o pátio, onde as crianças ficam brincando, ou para a porta de entrada, onde você possa se distrair controlando quem entra e sai de casa. Um bom isolamento acústico também é fundamental para separar os ambientes.

3) Evite reflexos na tela do computador

Se o cômodo do escritório receber muito sol, invista em cortinas tipo tela solar, que bloqueiam a entrada da luz e do calor, mantendo a transparência. Escolha um material para o tampo que seja prático. Tampos em vidro costumam estar sempre com marcas de dedo e os de pedra ficam bem gelados no inverno. O MDF é uma ótima opção e pode receber diversos tipos de acabamentos, garantindo o estilo do dono ao espaço.

4) Distribuindo os móveis e prateleiras

Um gaveteiro sob a bancada é bem prático, principalmente quando a primeira gaveta tem divisórias internas para organizar canetas, clips, folhas e cartões de visita, por exemplo. Também é bom ter ao menos uma gaveta com chave, para guardar cheques, cartões ou dinheiro.

5) Falando nisso…

Outra dica é separar um local para organizar as contas e documentos da empresa. Gavetas de pastas suspensas facilitam a organização, deixando tudo sempre à mão.  Alguns profissionais também utilizam caixas para guardar documentação de clientes, nesse caso pode-se trabalhar com armário aéreo, personalizado, sobre a bancada de trabalho já contemplando a medida exata dessas caixas ou pastas. Uma sugestão é colocar as frentes das portas desses armários em vidro colorido ou espelho, isso deixa o móvel mais leve!

6) Sua cadeira deve ser escolhida com atenção! 

A cadeira deve ser, acima de tudo, confortável, afinal você se acomodará nela durante muitas horas do seu dia. Para isso, leve em conta a ergonomia, se possui encosto que apoie bem sua lombar, apoio para os braços, regulagem de altura e rodízios de silicone para não riscar o seu piso.

7) Móveis e equipamentos 

Este projeto de Home Office possui uma mesa embutida ao armário e prateleiras. A mesa do computador possui acabamento em tom preto, sobreposta por prateleiras de madeira natural. O móvel está decorado com peças de metal, vasos de plantas, porta-retratos e livros.

Vale a pena investir em mobiliário sob medida para aproveitar melhor os espaços. Dessa forma, a marcenaria já vai deixar as passagens para cabos e fios no mobiliário, assim como tomadas específicas para móveis e equipamentos, como impressoras, scanners e monitores. O ideal é esconder toda essa fiação para manter o espaço limpo e organizado.

8) A iluminação também merece sua atenção!

No seu projeto de home office, pode-se trabalhar com um plafon ou uma placa de LED no centro da sala e uma luminária de leitura na mesa de trabalho. Ou seja, dê preferência para lâmpadas em LED que consomem menos e não esquentam.

Cuidado com a temperatura de cor das lâmpadas, o ideal são as com coloração branco quente, que ficam em torno de 3.000k. Com uma proposta que inclui esses detalhes, o ambiente torna-se agradável e estimulante para que seu trabalho seja produtivo mesmo dentro de casa.

Por isso, a Oliver desenvolve projetos que criam ambientes perfeitos para que você alcance seu objetivo com estilo, conforto e funcionalidade!